- Área: 105 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Eliane, Faro Design, Mezas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura de interiores realizado pelo BARRA Arquitetos, o AP Kiko é uma renovação de um duplex de 105 m² em Porto Alegre, Brasil. O primeiro pavimento do imóvel possuía, originalmente, uma planta típica de imóveis compartimentados de espaços segregados que abrigam usos específicos: dois quartos com uma sala extremamente reduzida, inadequados para recepção de convidados.
Já o segundo pavimento era uma sala única e espaçosa com churrasqueira conectada a um terraço, mas sem os equipamentos necessários para o seu uso pleno. Além da adequação e integração das áreas de convívio do apartamento, o cliente mencionou uma outra grande necessidade: ao passo que paredes iriam ser demolidas para a ampliação dos ambientes de socialização, era preciso achar uma maneira de contemplar um grande acervo de quadros e objetos decorativos.
Com a transformação de um dos quartos em espaço social, a sala acabou se configurando como um espaço em “L”, que levou à disposição do estar social em um dos apêndices e a do espaço de jantar no outro, mais próximo à cozinha. Uma nova escada foi projetada na intersecção de ambas as áreas e consiste em um elemento compositivo primordial para o projeto. Uma vez que o cliente é um fotógrafo, uma sala de revelação fotográfica foi colocada dentro da escada fechada.
A cozinha, antes um espaço segregado em relação ao resto do apartamento, agora se abre para a sala. Espaços de serviço como a lavanderia foram reduzidos, de modo a maximizar o espaço da cozinha e permitir que esta área também adquirisse um caráter de socialização. O pavimento superior, que contava com uma churrasqueira e uma conexão com o terraço, foi equipado com um mobiliário de fácil rearranjo para diferentes ocasiões.
Um sistema de grelhas e prateleiras metálicas foi pensado para ambos os pavimentos do apartamento de modo a preservar o protagonismo dos quadros e objetos decorativos do cliente. Para que isso se concretizasse, a paleta de materiais escolhida para o projeto foi sóbria e equilibrada, resumindo-se a chapas metálicas pretas, madeira e concreto.